Mapa do Município

Situado no sul da Ilha de Santo Antão, Porto Novo é o maior Concelho da Ilha, ocupando uma área territorial de 557 quilómetros quadrados, correspondendo 2/3 (67%) da superfície da Ilha, contendo duas Freguesias a de São João Baptista a mais extensa e árida e com uma área de 439 quilómetros quadrados e uma população de 14.592 habitantes, com sede na Cidade do Porto Novo e a Freguesia de Santo André que apresenta uma área de 118 quilómetros quadrados com uma população de 3.674 habitantes.

O Concelho conta com uma população total de  18.266 habitantes segundo os dados estatísticos do senso de 2010- INE, correspondendo a 4% da População de Cabo verde, distribuído por 235 localidades dispersas, sendo a Cidade do Porto Novo o maior centro populacional do concelho e da Ilha com 9.310 habitantes, com a densidade de 27 habitantes por Km2.

Para se chegar a Santo Antão, a segunda maior ilha de Cabo Verde é preciso primeiro desembarcar em São Vicente, que abriga a segunda maior cidade do país, Mindelo. A partir daí, faz-se uma bela travessia de cerca de 50 minutos de mar calmo e azul para chegar ao município do Porto Novo que é considerada a pora de entrada e partida de Santo Antão. Geralmente, há sempre viagens de barco de manhã e a tarde e os bilhetes podem ser adquiridos no porto ou então no site da empresa que assegura as viagens de barco. No que concerne as acessibilidades, o concelho  carece de mais investimentos tanto em qualidade quanto em quantidade. É fundamental investir na construção de mais estradas e um sistema de transporte para facilitar as deslocações para as mais dipersas comunidades.

Não obstante, importa referir que o concelho dispõe de um importante rede de caminhosvicinais que partem para todos os lados e direções e chegam aos lugares mais escondidos de Santo Antão. Esta rede foi construída ao longo dos tempos e através dela circulavam pessoas e bens quando não existiam estradas.

Estes caminhos possuem uma grande importância para a economia da ilha e ainda hoje servem zonas que são consideradas ilhas dentro da própria ilha. Contudo esses caminhos atualmente carecem de uma merecida reabilitação.