Festividades

O município do Porto Novo é caracterizado por uma grande riqueza cultural própria que se manifesta através da música, da dança, da arte, do teatro e das festas de romaria.

Estas atingem a sua expressão máxima na festa municipal de São João a 24 de junho, que inclui uma grande diversidade de manifestações religiosas, culturais e desportivas. O carácter sincrético destas festividades incluiu uma combinação da religião com danças profanas.

O património cultural construído no Concelho de Porto não se esgota nas igrejas e nas casas da burguesia urbana ou rural, mas abrange, de igual modo, as tipologias mais “pobres”, realizadas com os recursos locais, como forma de resposta da sociedade às necessidades primárias de vida. Estão neste caso casas rurais e espaços de apoio a atividades domésticas e agrícolas.

As construções religiosas constituem muito do legado construído no Concelho de Porto Novo, com a Igreja Matriz, várias capelas espalhadas pelas localidades. Pode-se destacar ainda os centros populacionais com casas de arquitetura tradicional, os trapiches, as infraestruturas de apoio à pesca e a rede viária tradicional, como elementos do património edificado do concelho.