Água

O SAAS-PN – Serviço Autónomo de Água e Saneamento do Porto Novo no âmbito das suas atribuições e responsabilidades tem como missão principal garantir a distribuição de água potável à Cidade do Porto Novo, adquirida à entidade em alta Águas de Porto Novo, SA (APN) e também às comunidades limítrofes da Cidade, designadamente, Fundão, Casa do Meio, Ponte Sul e Lajedos, respectivamente, que são abastecidas com água subterrânea, a partir de furos, bem como o abastecimento à zona do Planalto Norte feita por meio de autotanques.

Zonas de intervenção cidade:

Alto Peixinho, Alto São Tomé e Lagedino, Armazém, Chã de Camoca, Branquinho, Bairro Avenida 5 de Julho, Chã de Itália, Chã de Matinho, Lombo Branco, Ribeira de Corujinha, Chã de Galinheira, Abufador, Berlim, Covoada e Chã de Viúva.

É de realçar que neste momento temos dificuldade em chegar água a determinados pontos em Alto São Tomé e Lagedinho, pelo que o abastecimento de água é feito através de autotanques, todas as terças e sextas-feiras de cada semana.

No planalto Norte:

Faz-se a cobertura das localidades de Bolona, Chã de Feijoal, Chã Dura, Pascoal Alves, Chã de Cruz e Chã de Manuelinho, através de deslocação quase diária, sobretudo no verão, transportando água através de autotanques.

Nas restantes comunidades do município a gestão da água é feita através das delegações municipais.

A Câmara Municipal do Poro Novo, através das medidas do Governo, prevista no Orçamento do Estado (OE) para 2021, tem apoiado varias famílias carenciadas com ligação de água domiciliária, no âmbito do projeto do Governo para levar água canalizada a todas as zonas e promover o “consumo digno deste bem precioso”.

Este projeto abarca as famílias que estão no grupo de pobre e muito pobre, a qual consiste na assunção por parte do Estado de pagamento de dívidas com o consumo de água e ligação domiciliária a esses agregados familiares.