𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐈𝐍𝐂𝐋𝐔𝐒Ã𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐃𝐔𝐓𝐈𝐕𝐀: 𝐂𝐎𝐍𝐂𝐋𝐔𝐒Ã𝐎 𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÃ𝐎 𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐒𝐓𝐄𝐋𝐀𝐑𝐈𝐀

No âmbito da implementação do programa inclusão produtiva, trinta mulheres das localidades de Alto Mira, Planalto Norte, Rª da Cruz, Lombo Figueira, Rª das Patas, Rª dos Bodes e Cidade, concluíram no dia 16 de setembro, uma ação de formação de curta duração em pastelaria.
De realçar que o mesmo grupo de mulheres já tinham concluído a formação de gestão de pequenos negócios e, assim encontram-se melhores preparadas para a implementação das suas ideias de negócios.
A Inclusão Produtiva abrange um conjunto de ações que estimulem a criação de ocupação e rendimento, direcionadas à população em situação de pobreza, com precária e/ou nula inserção no mercado de trabalho. Tais ações, devem “ter por resultado a inclusão do indivíduo ou grupo em atividades que geram rendimento, ou seja, inclusão no mundo do trabalho”.
O Programa tem como objetivos:
✅Promover oportunidades de geração de renda, capacitação profissional, empreendedorismo e ocupação com rendimento para as mulheres representantes do agregado familiar com crianças pequenas e adolescentes e/ou com dependentes: pessoas idosas, doentes, etc.;
✅Favorecer o acesso às pessoas com necessidades especiais, imigrantes, deportados e população mais vulnerável a oportunidades de ocupação e rendimento com base na conciliação e o aproveitamento integral das potencialidades de cada ilha e de cada concelho do país;
✅Provocar mudanças entre géneros na assunção de tarefas domésticas e de cuidados no seio das famílias e comunidades através do Acompanhamento Familiar e de todo o ciclo de Inclusão Produtiva, trabalhando as questões das masculinidades e a equidade de género.
O ato contou com a honrosa presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Aníbal Fonseca, da Vereadora Maísa Pinto, Vereador Nilson Santos, Representante da equipa de monitoramento do programa e o Diretor da área social da CMPN.
Votos de muito sucesso a todas as mulheres!