𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐄𝐌𝐎𝐑𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐎 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐏𝐄𝐒𝐂𝐀𝐃𝐎𝐑

A Associação dos Pescadores do Porto Novo, em parceria com a Câmara Municipal e o Ministério do Mar, programaram um leque de atividades para assinalar o dia do pescador que se comemora a 5 de fevereiro.
O destaque vai para uma feira do mar e uma mesa redonda agendadas para o dia 3 de fevereiro. As atividades comemorativas iniciaram no sábado passado, 28 de janeiro, com um torneio de bisca na Praia de Armazém.
Dança, exposição gastronómica, prova de força, torneio de uril, encontro entre comunidade piscatória com as instituições, entrega de embarcações, renovação do protocolo existente com a Câmara Municipal são de entre outras, as atividades que vão marcar o dia do pescador neste concelho.
Recorde-se que o Projeto Dinamização da Cadeia de Valor da Pesca no Porto Novo cuja conclusão ocorreu em finais do ano passado, financiado pelo Fundo de Descentralização, com objetivo de alavancar e dinamizar de forma sustentável o setor da pesca e a sua cadeia de valor, foi um dos maiores investimentos feitos no setor da pesca em infraestruturas e formação dos operadores. O total deste investimento foi de 22.100.000$00 (vinte e dois milhões e cem mil escudos).
Os resultados produzidos por este projeto foram visíveis com a construção de um novo mercado de peixe equipado no bairro de Berlim (Covada), passando para duas as infraestruturas de comercialização, que aumentaram a capacidade de conservação no frio, ou seja, de 10 toneladas para 15 toneladas. Foram capacitadas em técnicas de tratamento e conservação de pescado cerca de 60 operadores de pesca, como vendedeiras, tratadores de pescado e vendedores ambulantes em carrinhas.
Contamos com a sua presença nessas iniciativas!
“𝑪𝒐𝒎𝒆𝒎𝒐𝒓𝒂𝒓 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒖𝒎 𝒔𝒆𝒕𝒐𝒓 𝒑𝒆𝒔𝒒𝒖𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒇𝒐𝒓𝒕𝒆 𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒊𝒍𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆𝒎 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒐 𝑵𝒐𝒗𝒐”