𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐀 𝐃𝐎 𝐌𝐄𝐑𝐂𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐄 𝐏𝐄𝐈𝐗𝐄 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐕𝐀𝐃𝐀 À 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐏𝐈𝐒𝐂𝐀𝐓Ó𝐑𝐈𝐀

Foi com imensa satisfação e alegria que inauguramos no dia 21 de setembro de 2022, o Mercado de Peixe de Covada “um bom mercado de peixe, com 28 bancas e câmara de frio para melhores condições de trabalhos às Peixeiras, Vendedores e Tratadores de Peixes”
O ato foi presidido pelo Ministro do Mar, Dr. Abraão Vicente e o Presidente da CMPN, Dr. Aníbal Fonseca num clima de festa e felicidade de todos, principalmente a comunidade piscatória. O ato contou com a presença de representantes de dois grandes financiadores do projeto, Encarregado de Negócios A.I da Embaixada de Luxemburgo em C.V, Thomas Barbancy e das Nações Unidas, Steven Ursino.
A representante das peixeiras, Sra. Maria Filomena Fonseca, demonstrou o seu contentamento, agradeceu os envolvidos na concretização do sonho e pediu, paz, amor, serenidade no funcionamento do espaço e ainda solicitou a todos no sentido de cuidar e a valorizar o grande trabalho.
O presidente da Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo, Atlermiro Correia, reconheceu e agradeceu a parceria com o Ministério do Mar e aproveitou o momento para expor outras necessidades no sector no Concelho.
O edil portonovense agradeceu a presença de todos e destacou que o projeto consiste na materialização dum grande objetivo da cidade, da ilha e do país.
Por sua vez, o Ministro do Mar realçou o seguinte: “A Câmara do Porto Novo tem sido exemplar na forma como tem interpretado o sinal do Governo, a trabalhar para o povo, com eficiência e a realizar projetos estruturantes”. Agradeceu os parceiros realçando que não há desenvolvimento sem o trabalho conjunto, sem o comprometimento dos dirigentes e o envolvimento das comunidades. Enfatizou que não devemos ver o mercado apenas como uma infraestrutura, o mais importante é a sua capacidade de mudar a qualidade de vida, de trabalho e dignidade das peixeiras e tratadores de peixe.
Num valor de 20 milhões de escudos Cabo-verdianos, distribuídos na construção, equipamentos e formações, o projeto contou com a parceria/financiamento do Governo de Cabo Verde através do Ministério do Mar, a Cooperação de Luxemburguesa, o Fundo Descentralização, Câmara Municipal de Porto Novo e Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo. O mesmo foi construído no âmbito do projeto de valorização da cadeia da pesca artesanal implementado no concelho.
A cerimónia também contou com a assinatura de um Contrato Programa com a Associação de Pescadores e a entrega de Certificados de Formação de Manuseio, Conservação e Tratamento de Pescado.
Também estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Santo Antão, Presidente da Assembleia Municipal, Jaqueline Mota, Diretor Nacional do Planeamento, Gilson de Pina, Diretor Geral dos Recursos Marinhos, Albertino Martins, representante e Técnicos do Fundo de Descentralização, várias personalidades, representantes de instituições/empresas, comunidade piscatória, população de Covada/arredores e munícipes no geral.
Continuaremos juntos a trabalhar na transformação do nosso concelho.
60 𝙖𝙣𝙤𝙨 𝙙𝙤 𝘾𝙤𝙣𝙘𝙚𝙡𝙝𝙤 𝙙𝙤 𝙋𝙤𝙧𝙩𝙤 𝙉𝙤𝙫𝙤.
𝙐𝙢 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘í𝙥𝙞𝙤 𝙘𝙤𝙢 𝙃𝙞𝙨𝙩ó𝙧𝙞𝙖 𝙚 𝘾𝙤𝙣𝙦𝙪𝙞𝙨𝙩𝙖𝙨!
Estimados Alunos,
Caros pais, Encarregados de Educação
E a toda a Comunidade Educativa.

Iniciamos hoje mais um ano letivo 2022/23 e no início das aulas, queremos aproveitar esta oportunidade para em meu nome e em nome da Câmara Municipal do Porto Novo (CMPN) cumprimentar e desejar a todos os alunos, pais e encarregados de educação, professores e demais servidores do sistema sucessos no ano lectivo que agora tem início.

Igualmente ao Sr. Delegado do Ministério da Educação e toda a sua equipa de trabalho, reiterando todos os compromissos e a nossa firme vontade de trabalhar juntos para consolidar os ganhos alcançados e atingir níveis de qualidade e de sucessos cada vez mais elevados.

A educação é o principal meio e fator de superação e de ascensão social. É por isso que ao longo desses 47 anos de país independente, os sucessivos Governos de Cabo Verde fizeram aposta decisiva no Setor da Educação, tendo contribuído para um Sistema Educativo Inclusivo e de Boa Qualidade e para o sucesso que hoje nos é reconhecido na educação e nos outros sectores mais determinantes da vida das pessoas, quais sejam o da saúde, económico-social e cultural.

Este ano é de continuidade das reformas do Sector da Educação sob o lema: “Resiliência, Confiança e Qualidade: a Transformar a Educação; a Transformar o Futuro!”.

Mas é também o ano do arranque do Ensino Superior na ilha de Santo Antão, um dos maiores objectivos de sempre e um sonho de muitas décadas de todos os santantonenses finalmente materializado: é ja no próximo mês de outubro que a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) através do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrarias (ICTA) vai aqui iniciar com os cursos de Engenharia Zootécnica e de Engenharia Agronómica, pelo que aproveitamos esta oportunidade para também endereçar palavras de apreço, de boas-vindas e votos de sucessos à Magnífica Equipa Reitoral da UTA, professores e a todos os futuros alunos do Ensino Superior em Santo Antão, sejam residentes ou de quaisquer pontos do país. As condições de acesso e de estudos no ICTA são boas, estamos confiantes de vamos ser bem sucedidos no Ensino Superior em Santo Antão.

Por outro lado, conhecemos as dificuldades do momento, particularmente devido aos estragos nas estradas provocados pela bendita chuva, mas a Câmara Municipal já está a trabalhar com o Governo de Cabo Verde visando repor a circulação rodoviária nas vias afectadas e assim permitir que os nossos alunos frequentem as aulas em condições de segurança.

Aproveito igualmente para endereçar uma palavra apreço e reconhecimento a todos os que prestam o serviço de transporte escolar, pois contribuem e muito para a educação em Porto Novo, merecem o nosso respeito e reconhecimento.

A todos sem excepção, votos de sucessos no Novo Ano Letivo 2022/ 2023!

𝑹𝒆𝒔𝒊𝒍𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 – 𝑪𝒐𝒏𝒇𝒊𝒂𝒏ç𝒂 – 𝑸𝒖𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆
𝑨 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒓 𝒂 𝑬𝒅𝒖𝒄𝒂çã𝒐. 𝑨 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂𝒓 𝒐 𝑭𝒖𝒕𝒖𝒓𝒐.

𝓐𝓝Í𝓑𝓐𝓛 𝓕𝓞𝓝𝓢𝓔𝓒𝓐